quarta-feira, 30 de agosto de 2017

6° To-Sa Matsuri - Unindo o tradicional e o moderno

(fotos: Daniel Ramos)

No último final de semana (26 e 27/08), estive no To-Sa Matsuri, evento que aconteceu no Parque da Água Branca.
O evento, que neste ano chegou em sua sexta edição, é realizado desde 2012 pela Associação dos Provincianos de Kochi no Brasil, e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.


A proposta deste evento é unir cultura tradicional e moderna, trazendo não apenas atrações de cultura japonesa tradicional, mas também incluindo em sua programação atividades relacionadas à cultura pop, para dessa forma, atrair também um público mais jovem.
Tanto que, além do palco principal, montado na arena do parque, foi montado um palco especialmente destinado à cultura pop e aos cosplayers.
Um dos pontos altos foi a realização, no domingo, de uma eliminatória do Cosplay World Masters Brasil, que contou com 12 participantes - os três mais bem colocados se classificaram para a final nacional do concurso, que acontecerá no início do ano que vem.
A eliminatória contou ainda com shows especiais do cantor Diogo Miyahara e da banda Gaijin Sentai.

Cosplayers participantes da eliminatória do CWM

Diogo Miyahara

Banda Gaijin Sentai

Além do cosplay, também rolaram algumas apresentações de dança - especialmente covers de K-Pop.

Fernando Chinem - Psy Cover

Scandal foi um dos grupos que se apresentou no To-Sa


E, claro, não faltou a cultura tradicional - em especial, a cultura da província de Kochi, apresentada através de uma exposição que contou a história e apresentou os principais aspectos culturais da província.
Kochi se localiza na ilha de Shikoku, ao sul do Japão - e é terra de origem, por exemplo, do yosakoi, um estilo de dança popular que, posteriormente, deu origem ao yosakoi soran.

Apresentação de yosakoi
 
Exposição sobre a província de Kochi

Convidados especiais passaram pelo palco do To-Sa Matsuri, como os cantores Joe Hirata e Ricardo Nakase, que ao final do sábado, realizou uma apresentação especial, trazendo consigo as cantoras Kaori Kanegawa, Mayumi Takahashi e Hikaru Takahashi.
Além deles, bandas como a Ichihan'no e músicos como Vinicius Sadao, mestre na arte do shamisen.

Joe Hirata

Ricardo Nakase

Show especial de encerramento, no sábado

Vinícius Sadao


E ainda, demonstrações de artes marciais, como aikido, karate e judô, e também a Parada Taiko, que reuniu grupos como Tenryuu Wadaiko, Sakura Fubuki Daiko e outros.

Demonstração de aikido

Parada Taiko


E também tive a oportunidade de dar minha contribuição ao evento - o To-Sa Matsuri apresentou a exposição Densetsu, que apresenta as lendas do folclore japonês através da fotografia.
Foi uma honra participar!

Exposição Densetsu no To-Sa Matsuri

O To-Sa Matsuri é o caçula dos eventos da comunidade nikkei - e vem ganhando espaço.
A cada edição, torna-se melhor e atrai um grande público, diversificando e unindo tradição e modernidade. Que continue assim!



Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário