domingo, 31 de dezembro de 2017

Especial K-Pop em Foco: os 10 melhores MVs de 2017 (na opinião do Daniel)

Blackpink: uma das sensações do K-Pop em 2017
(foto: Divulgação/YG Entertainment)

E a virada do ano está aí... e o que temos de bom em termos de música? Show da Virada? Especial do Roberto Carlos? QUE NADA!!! Aqui no Em Foco é K-Pop na veia, bicho!
E o que não faltou neste ano foram lançamentos legais... comebacks de grupos já conhecidos, debuts de grupos novos, entre outras coisas.
E pra encerrar 2017 com chave de ouro, fiz uma seleção com os MVs de 10 músicas lançadas neste ano que eu mais escutei... e com certeza devem ter caído no gosto da galera.
Mas só avisando: esta é uma opinião meramente minha... se tem algum clip legal que vocês acharam que ficou de fora e merecia estar aqui, é só postar nos comentários, OK?
Aumentem o volume e vamos lá!



BTS - 'DNA'




Abrindo a lista com os queridinhos das k-poppers do Brasil: o BTS, que passou por nossas terras em março com direito a ingressos esgotados em questão de MINUTOS!!!
'DNA' foi lançado em setembro e é faixa-título do álbum Love Yourself: Her. Além da música ser extremamente viciante, o clip é simplesmente sensacional.
Uma das músicas que não parei de ouvir neste segundo semestre.


KARD - 'Hola Hola'




Eis aqui um grupo que caiu no gosto da galera. E não é pra menos. O KARD é um grupo totalmente fora do convencional - além de ser um grupo misto (ao contrário da maioria dos grupos de K-Pop, formados exclusivamente por moças ou rapazes), possui um estilo próprio, com músicas ótimas e muito gostosas de ouvir.
'Hola Hola' é uma delas - difícil não ficar parado.
NOTA: Em junho deste ano, o quarteto teve uma passagem pelo Brasil.


EXID - 'DDD'




Outra música na qual eu simplesmente viciei. Mesmo com uma de suas integrantes afastada por problemas de saúde, o EXID não deixou a peteca cair e, em novembro, lançou este clip MA-RA-VI-LHO-SO!!!
'DDD' é faixa-título do último mini-álbum lançado pelas meninas, Full Moon, e seu MV já tem mais de 17 milhões de visualizações desde seu lançamento - o que é mais do que justo.
Sou até suspeito pra falar desta música... simplesmente AMO!!!


Girls' Generation - 'Holiday'




2017 foi o ano da volta das meninas do Girls' Generation - as meninas voltaram com o álbum Holiday Night, lançado em agosto para comemorar os 10 anos de debut do grupo.
Sua faixa-título é 'Holiday', que mostra as meninas em um clima descontraído, em um excelente MV.
Parecia que ia ser a volta triunfal do SNSD... mas pouco tempo depois, Tiffany, Seohyun e Sooyoung não renovaram seus contratos com a SM Entertainment e deixaram o grupo.
Uma pena... mas vale como uma boa lembrança das meninas.


EXO - 'Ko Ko Bop'




Quem também lançou coisa legal nesse ano de 2017 foi o EXO. Em julho, os rapazes lançaram o MV de 'Ko Ko Bop', faixa-título do mini-álbum The War.
É uma música bem diferente do que eu estava acostumado a ver dos caras - tem um balanço legal e um ritmo bem gostoso; e o MV é colorido e até meio "brisa" em alguns momentos... mas no geral, é show de bola.
Em se tratando de EXO, acho 'Ko Ko Bop' uma das melhores músicas do grupo.


MONSTA X - 'Dramarama'




O Monsta X foi um outro grupo que esteve com tudo em 2017. Meu destaque vai pra 'Dramarama', faixa-título do álbum The Code, lançado em novembro.
Tanto a música quanto o seu MV são simplesmente ANIMALESCOS!!! Ambos possuem um ritmo forte, e demonstram uma boa evolução dos rapazes, tanto na música quanto na coreografia.
Pra mim, este é um dos melhores lançamentos do ano - não à toa, ele está aqui nesta lista.


Sunmi - 'Gashina'




Tivemos disbands de peso em 2017 - um deles foi o fim do Wonder Girls, depois de quase 10 anos de carreira.
Em compensação, tivemos em agosto o retorno de Sunmi, uma das ex-integrantes do grupo, lançando sua primeira música solo, 'Gashina' (em coreano, é algo como "você está me deixando?!").
E que retorno! É um MV bastante provocante, narrando a história de uma garota sendo largada pelo namorado e ligando aquele famoso botãozinho... vocês sabem, né?
Simplesmente ESPETACULAR!!! (e cá entre nós: a Sunmi não é mulher de se jogar pra escanteio, fala sério...)


TWICE - 'Signal'




Quem também não deixou 2017 passar em branco foi o Twice. Um dos principais lançamentos das meninas foi 'Signal', faixa-título de seu quarto mini-álbum, que saiu em maio.
Gente... pensem numa daquelas músicas "chiclete", que grudam na sua cabeça e fazem você pensar nela toda hora - 'Signal' é uma dessas músicas - e uma das que mais ouvi nesse ano.
Sem falar que o MV é divertidíssimo, mostrando as meninas correndo atrás de um simpático ser de outro planeta (queria que a Momo me abduzisse... *risos*)


VIXX LR - 'Whisper'




Aqui temos mais uma música que, uma vez que você ouve, você faz questão de ouvir sempre.
A Jellyfish Entertainment lançou no fim de agosto a sub-unidade do VIXX, o VIXX LR, formado por Leo e Ravi.
E foi uma ÓTIMA sacada, pois 'Whisper' é uma música MUITO boa - e o MV não fica atrás.
Outra daquelas músicas que você fica viciado facinho, facinho...


BLACKPINK - 'As If It's Your Last'




Por último, e não menos importante... temos aqui este lançamento LINDO das meninas do Blackpink, de junho deste ano - 'As If It's Your Last'.
O mais novo girlgroup da YG Entertainment, que completou seu primeiro ano de carreira, simplesmente estourou nas paradas com essa música. Mas também, não foi à toa, né, gente?!
As meninas são talentosas, cantam e dançam demais... enfim, são maravilhosas! E com certeza, vão longe...


BÔNUS - Grupos que passaram pelo Brasil



Stellar - 'Archangels Of The Sephiroth'




O Stellar se apresentou por aqui em março, exatamente uma semana depois dos rapazes do BTS - tive o privilégio de assistir a esse show, e foi uma experiência única.
Alguns meses depois, em junho, elas lançaram 'Archangels Of The Sephiroth', e apresentaram uma integrante nova, Soyoung.
Esta também foi a última participação de Gayoung e Jeonyul - no início do segundo semestre, elas não renovaram seus contratos com a Entertainment Pascal e deixaram o Stellar.
Fica pela lembrança do show e das meninas.


BLANC7 - 'Yeah'




Aqui temos um grupo que veio duas vezes (isso mesmo, DUAS VEZES) ao Brasil: o boygroup novato Blanc7, que debutou em março e se apresentou em dois eventos por aqui: o Anime Friends, em julho, e o Brazil Hallyu Expo, em novembro. E de quebra, foram jurados da final do KDT deste ano! É mole?
Ainda não vi muita coisa deles... mas até agora, este MV aqui foi o que eu curti mais.


Dreamcatcher - 'Fly High'




Outro grupo novato, que tem uma passagem bem recente por aqui. O Dreamcatcher é um girlgroup que tem um estilo diferente da maioria: tem uma pegada mais puxada pro rock pesado, misturado a coreografias - suas músicas lembram um pouco grupos de J-Rock.
Neste mês de dezembro, as meninas fizeram uma turnê de fansigns por quatro capitais brasileiras, finalizada com um show em São Paulo. E até onde deu pra ver, elas fizeram bonito!


Ufa! Rolou tanta coisa nesse ano em termos de K-Pop que, se eu fosse colocar tudo, este post ficaria imenso!!!
Enfim... hora de encerrar por aqui. Esta é a última postagem do ano deste blog... então, quero desejar a todos uma excelente passagem de ano, com muitas boas energias, muita saúde, muita alegria... e claro, muita música boa!
Espero que 2017 tenha sido um bom ano pra vocês... e que 2018 seja um grande ano pra todos nós!

FELIZ ANO NOVO!!!


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Um comentário:

  1. As seis primeiras músicas são algumas das minha preferidas de 2017 (principalmente Holiday <3)!
    Eu só adicionaria All Night das Girls' Generation, Black Suit do Super Junior, You In Me do KARD e Lonely do SISTAR!

    ResponderExcluir