quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Especial em Foco: 2 anos de blog no ar



Fala galera! Tudo bem?

Enfim... chegamos à primeira postagem deste ano de 2018.
E hoje (04/01) é uma data muito especial. E sabem por quê? Porque este blog está completando dois anos da sua estreia!!!
Muita coisa foi feita nesse meio tempo... e ao longo desses anos, o blog foi mudando.
E devo admitir... nesse ano de 2017, não dei tanta atenção a ele como deveria, principalmente por conta dos projetos pessoais que toquei no decorrer desse ano - vou falar sobre isso no decorrer deste post.
E, para celebrarmos estes dois anos de blog, vamos relembrar alguns momentos importantes que foram relatados aqui. Preparados?
Então, vamos lá!


Começando por 2016, que foi um ano intenso - não tão intenso quanto 2017, mas, no blog, foi um ano bem movimentado - com vários momentos e postagens marcantes, como diferenças entre câmeras da Canon e da Nikon, a perda do cantor britânico David Bowie, um dos maiores ícones da música internacional, um aumento nas tarifas de ônibus municipais (e vem aí outro aumento esse ano!), um especial sobre fotografia boudoir, um estilo no qual se requer muita sensibilidade e preparo, protestos contra o governo de Dilma Rousseff, que acabou por sofrer o impeachment na segunda metade do ano, uma pisada na bola homérica da Rede Globo no lançamento de uma de suas telenovelas, entre muitas outras coisas.

Desde seu surgimento em 2016, um dos focos principais deste blog tem sido a cobertura de eventos culturais - em especial aqueles realizados pelas comunidades orientais.
Comecei este trabalho no blog JWave, e depois resolvi dar continuidade de forma independente - o que levou à criação deste blog.

Ano Novo Chinês: um dos primeiros grandes eventos do blog
(foto: Daniel Ramos)

O primeiro grande evento que teve a cobertura do Em Foco foi a festa do Ano Novo Chinês, em 2016 - fato que se repetiria na edição de 2017 da festa.
Infelizmente, este evento não terá continuidade neste ano de 2018, o que é uma pena - esta festa tinha uma importância fundamental na divulgação da cultura chinesa no Brasil.

Um dos principais eventos deste segmento é o Festival do Japão, no qual o Em Foco esteve presente em duas oportunidades: em sua 19ª edição, realizada em 2016, e na edição de 20 anos, realizada em 2017.
E para este ano, a organização promete um grande evento, uma vez que em 2018 comemora-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A conferir.

Festival do Japão: presença constante
(foto: Daniel Ramos

Outro evento de grande importância é o Okinawa Festival, realizado na Vila Carrão, no qual também o blog esteve presente nos dois últimos anos - na 14º edição, de 2016, e na 15ª edição, no ano passado.
Quem também vem crescendo é o To-Sa Matsuri, evento realizado desde 2012 no Parque da Água Branca - em 2016 e 2017, o Em Foco também marcou presença.

Okinawa Festival: outro grande evento
(foto: Daniel Ramos)
To-Sa Matsuri: evolução constante
(foto: Daniel Ramos)


Os eventos de cultura coreana estão em constante crescimento no Brasil. E também não tenho deixado de acompanhá-los. Especialmente o Festival da Cultura Coreana, que desde a edição de 2016, é realizado na Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro.

Festival da Cultura Coreana
(foto: Daniel Ramos)
Tive oportunidade também de cobrir alguns eventos fora da capital paulista, como o Akimatsuri de Mogi das Cruzes e o Cerejeiras Festival de Garça, dois grandes e belíssimos eventos.

Fora estes, eventos tradicionais da Liberdade como o Tanabata Matsuri e o Toyo Matsuri também estiveram na pauta do blog nestes últimos dois anos; além de outros eventos menores em escala (mas não menos atrativos), como o Sora Party (o primeiro evento que teve cobertura do Em Foco), o Chocolate Festival, as convocatórias de novos membros do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, entre outros.

Além dos eventos, o Em Foco testemunhou o surgimento de dois pólos culturais importantes: o Centro Cultural Hallyu, inaugurado em julho de 2016, e a Japan House São Paulo, que abriu suas portas ao público em maio do ano passado.
Junte-se a eles, também, o Centro Cultural Aliança, da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Bienal de São Paulo: um dos muitos eventos culturais
visitados com o blog (foto: Daniel Ramos)

Mas nem só de cultura oriental vive este blog. Em dois anos, ele também esteve presente em várias exposições e eventos culturais interessantes, como a Bienal Internacional de São Paulo, em 2016; muitas mostras com temáticas interessantes - arte africana, a vida na antiga União Soviética, um panorama sobre momentos históricos da América Latina, fotos e arquivos perdidos de Robert Capa, a carreira e o sucesso estrondoso dos Beatles, a trajetória de Sílvio Santos - um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, o início de carreira do mestre da fotografia Henri Cartier-Bresson, e por aí vai.
Fora isso, o Em Foco também visitou espaços interessantes, como o Memorial da Resistência de São Paulo, o acervo permanente do MASP e a nova sede do Instituto Moreira Salles, inaugurada em setembro de 2017 na Av. Paulista.

Em meio a tudo isto, não posso deixar de falar da minha própria exposição, Densetsu - uma exposição fotográfica autoral que trouxe como tema as lendas do folclore japonês, realizada entre junho e julho do ano passado, nas dependências da ALESP.
A elaboração e os preparativos desta exposição consumiram boa parte do meu tempo em 2017 - até por esta razão, este blog não manteve o mesmo ritmo de antes. Mas claro, ela não poderia ficar de fora da pauta.

Visão geral da exposição Densetsu, na ALESP
(foto: Daniel Ramos)

O esporte tem sido um dos temas bastante abordados pelo Em Foco, especialmente em seu primeiro ano.
Já em 2017, não postei tanto a respeito, até pela escassez de tempo - mas em dois anos, fiz bastante coisa por aqui, desde relatos sobre jogos da Copinha até um amistoso internacional entre as seleções olímpicas da Coreia do Sul e da Suécia, realizado no Pacaembu pouco antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Teve ainda a tragédia da Chapecoense, no final de 2016, que abalou o mundo inteiro - e também fiz a minha homenagem, com um banner especial.

Homenagem à Chapecoense, na época da tragédia
(montagem: Daniel Ramos)

De qualquer forma, não pretendo deixar esta temática de lado, mas possivelmente vou mudar um pouco o enfoque - um exemplo disso é o especial que fiz, em novembro do ano passado, falando sobre o futebol feminino no Brasil.
Este é um dos textos que mais gostei de fazer em toda a história do blog.

Treino da equipe feminina de futebol do Juventus
(foto: Daniel Ramos)

Um outro tema que faço questão de abordar por aqui é o K-Pop - a música pop da Coreia do Sul.
Em dois anos, vimos muita coisa acontecer: estreia de grupos, disbands (como o do meu grupo favorito, o 2NE1, por exemplo) e até acontecimentos trágicos, como a morte de Jonghyun, do SHINee, em dezembro último.
Aliás, o Em Foco esteve presente nas homenagens ao cantor em São Paulo - e esta cobertura teve recorde de visualizações, tornando-se o post mais visto da história do blog até aqui.
Difícil conter a emoção...

Homenagem ao cantor Kim Jonghyun, membro do Shinee
(foto: Daniel Ramos)

Evidentemente, o K-Pop é um tema que vai continuar na pauta do blog - o quadro K-Pop em Foco, onde faço os perfis dos grupos, será retomado neste ano; porém, por conta da escassez de tempo, será em formato mensal (e não mais às sextas-feiras, como fiz no começo).
E claro, vou continuar ligado no que for acontecendo e postarei aqui na medida do possível.

As meninas do Blackpink: um dos grandes sucessos do K-Pop
(foto: Divulgação/YG Entertainment0

Enfim... em dois anos de blog no ar, consegui realizar muita coisa - a maioria, na base do sacrifício, pois em muitos lugares não é fácil de se chegar; mas sempre com muita paixão e alegria no coração, pois tenho o maior prazer em compartilhar estas experiências com vocês que acompanham este blog.
E espero continuar melhorando-o e aperfeiçoando-o, pra assim poder trazer mais coisas legais pra vocês.
Ah... e não se esqueçam de seguir o blog na sua página do Facebook e no seu perfil do Twitter.

Muito obrigado a todos por estes dois anos. E que venham muitos outros pela frente!


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!



Nenhum comentário:

Postar um comentário